16 de novembro de 2009

Saudade...

AQUARELA
Toquinho
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.
Vai voando, contornando a imensa curva norte e sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Stambul
Pinto um barco a vela branco navegando é tanto céu e mar num beijo azul.
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grenar
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser....... ele vai pousar.
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E alí logo em frente a esperar pela gente o futuro está.
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida e depois convida a rir ou chorar
Nessa estrada nào nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela de uma aquarela que um dia em fim Descolorirá....

15 de novembro de 2009

Vamos?

4º Encontro OFICIAL de colecionadores de Postais Publicitários em São Paulo Troca e doações de postais publicitários em São Paulo Onde? Black Dog Paulista - Al. Joaquim Eugênio de Lima, 612 - (Travessa da Av. Paulista entre as estações Trianon e Brigadeiro do Metrô - Linha Verde) Quando? 22 de Novembro de 2009 Que horas? Das 15:00 às 17:00 Organização: Raquel Belchior - rabelchior@gmail.com Comunidade Oficial no Orkut: "Encontros de Colecionadores".( http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=38223502 )

13 de novembro de 2009

Sexta-Feira 13

A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

Eventos históricos

Alguns incidentes ocorridos nessa data:

* 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.

Curiosidades

* Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

* O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.

* A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Imagem: www.corbisimage.com
Fonte: http://pt.wikipedia.org/

12 de novembro de 2009

Deixando a preguiça de lado...

Por muito tempo venho ensaiando a voltar a blogar, mas a preguiça é maior do que a vontade de escrever. Todos os dias penso: "Hoje vai" e gasto as minhas 24 horas do dia fazendo qualquer outra coisa, menos escrevendo para o blog.Mas cá estou tentando me reeducar e disciplinar. Há alguns anos, eu era completamente fanática por blogs e afins, mas o tempo passou e a idade foi chegando e perdendo a empolgação. Já tive blogs que eram muito bem acessados, tinha amigos blogueiros tão ou até mais viciados que eu. Tinha blog individual, blog coletivos, blog de fotos (antes dos flickr´s e fotolog´s da vida), e até blog erótico. Tinha de tudo. Hoje, é mais fácil ficar jogando (essas fazendas viciantes da vida) do que perder alguns minutos escrevendo. E o Twitter? Ow maravilha escrever apenas duas linhas. Quem diria. Eu, Raquel Belchior, que queria abraçar o mundo e divulgar meus textos aos quatro cantos do mundo, parar assim. Eram textos, poesias, contos, crônicas. Eu dormia com um caderno e uma caneta ao lado de meu travesseiro, pois podia ter uma boa idéia no meio da noite e não iria querer perdê-la assim.Lia vários livros. Hoje quase não o faço. Mas eu quero retomar esse gosto fantástico que tinha e retornar ao mundo das palavras escritas. Oque mais quero de verdade, é recuperar o tempo perdido. Deixando a preguiça definitivamente de lado. Bora lá voltar a blogar. Imagem: www.corbis.com